Infarmed ordena retirada do mercado de cosméticos da L’Óreal

Infarmed ordena retirada do mercado de cosméticos da L’Óreal

Em causa está a presença de Butylphenyl methylpropional, um ingrediente proibido.

O Infarmed ordenou esta quinta-feira, 19 de janeiro, a suspensão da venda e retirada do mercado de produtos cosméticos da marca L’Oréal que contêm um ingrediente proibido desde março de 2022.

De acordo com uma circular publicada na página da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o Infarmed, “no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos distribuídos pela empresa L’Oréal Portugal, Unipessoal, Lda. que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional”.

“Apesar da L’Oréal Portugal, Unipessoal, Lda. ter informado o INFARMED, I.P. das medidas para a recolha e retirada do mercado nacional dos produtos cosméticos que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional, da análise da informação disponibilizada até à presente data, constata-se que a referida empresa não conseguiu demonstrar a recolha na totalidade do mercado nacional dos produtos cosméticos não conformes”, explica a circular.

Na sua comunicação, o regulador refere que a marca “evidenciou ao INFARMED, I.P. que procedeu à alteração/reformulação atempada dos produtos cosméticos de forma a não conterem na sua composição o ingrediente” proibido em cosméticos desde 1 de março de 2022, no entanto, “as entidades que possam ainda dispor destes produtos não os podem disponibilizar”.

Desta forma, o Infarmed pede aos comerciantes que possuam ainda produtos com este ingrediente para contactar a marca e sublinha que “os consumidores que ainda possuam estes produtos não os devem utilizar”.