Infarmed volta a alargar lista de fármacos com exportação suspensa
São agora 139 os medicamentos com exportação suspensa, 37,6%, relativamente ao mês anterior, segundo uma circular informativa do Infarmed.

O Infarmed publicou uma nova circular informativa que atualiza os medicamentos que estão com a exportação temporariamente suspensa. A lista abrange todos os fármacos críticos que estiveram em rutura de “stock” no mês de maio, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.
De acordo com a nota publicada pelo Infarmed, a lista integra 139 apresentações de medicamentos de várias categorias e substâncias ativas – mais 38 do que na lista de junho -, entre os quais medicamentos para o tratamento do herpes, da asma, de alergias, antibacterianos, ansiolíticos e as vacinas contra a encefalite japonesa e as hepatites A e B.
Segundo o Infarmed, esta proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional após a ocorrência de uma rutura e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo fabricantes.
A circular ressalva que “esta proibição se aplica aos medicamentos incluídos na lista e não a medicamentos fabricados para exportação”.