Investigadores desenvolvem novo antiviral que alivia sintomas da Covid-19

Investigadores desenvolvem novo antiviral que alivia sintomas da Covid-19

Em comprimidos, o antiviral foi testado durante ensaio clínico, e demonstrou aliviar sintomas como febre e tosse.

Há um novo medicamento que pode revolucionar o combate à Covid-19. Chama-se simnotrelvir e permite acelerar a recuperação da Covid-19 leve ou moderada para apenas um dia e meio. É este o argumento apresentado num estudo recentemente publicado na revista New England Journal of Medicine.

Em comprimidos, o antiviral foi testado durante ensaio clínico, e demonstrou aliviar sintomas como febre e tosse. Para o ensaio clínico, os investigadores combinaram o simnotrelvir com um componente de outro antiviral, o ritonavir, presente no medicamento Paxlovid.

Esta combinação foi depois testada num grupo de 600 pessoas, que tinham, em média, 35 anos de idade. Nenhuma delas tinha Covid-19 com sintomas graves e, pelo menos metade dos participantes apresentaram fatores de risco para a doença, como obesidade.

De acordo com o estudo, o medicamento começou a agir imediatamente após a ingestão. Até ao quinto dia, os níveis de SARS-CoV-2 do grupo que tomou o simontrelvir caiu 30 vezes mais do que naqueles participantes que ingeriram placebo. Com isso, os sintomas diminuíram mais rapidamente.