Já é conhecido o programa completo do Congresso Nacional dos Farmacêuticos

Já é conhecido o programa completo do Congresso Nacional dos Farmacêuticos

O evento, que vai decorrer sob o tema “Mais Inovação, Melhor Saúde”, já tem programa completo definido. Foi apresentado pela Ordem dos Farmacêuticos.

Já começou a contagem decrescente para o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024 (CNF24), marcado para os dias 21, 22 e 23 de novembro. O evento, que vai decorrer sob o tema “Mais Inovação, Melhor Saúde”, já tem programa completo definido. Foi apresentado na página da Ordem dos Farmacêuticos (OF), que destaca que este será “um momento de especial importância para toda a profissão, mas também para o sistema de saúde e toda a sociedade, pela oportunidade para debater os desafios de uma profissão que os portugueses estimam e valorizam”.

“Os temas escolhidos para as sessões plenárias e paralelas refletem as preocupações e desafios atuais que estes profissionais de saúde enfrentam”, pode ler-se no comunicado da OF. Assim, o programa inicia-se no dia 21 de novembro com o Simpósio Pré-Congresso, onde serão promovidos cursos especializados pelos vários Conselhos dos Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da Ordem dos Farmacêuticos.

Mas são os dias 22 e 23 de novembro os principais deste Congresso. Em cada um destes dias haverá múltiplas sessões paralelas, com quatro sessões simultâneas em cada manhã, e cinco sessões plenárias distribuídas pelos dois dias. Serão abordados temas como One Health, o acesso a inovação e medicamentos inovadores, a aplicação da inteligência artificial e o acesso dos farmacêuticos a dados clínicos relevantes, culminando numa reflexão sobre o futuro da profissão.

As sessões paralelas serão igualmente diversificadas, abrangendo no dia 22 temas desde a farmacogenómica e a medicina de precisão, até novas terapêuticas com mRNA, interações entre alimentos e medicamentos, e novos serviços farmacêuticos. No sábado, dia 23, os tópicos de discussão incluem o impacto do medicamento no ambiente, envelhecimento e anti-aging, anticorpos monoclonais e inovação no percurso do doente.

Carregue aqui para ficar a conhecer o programa completo do Congresso.