Já estão abertas as inscrições para a Conferência Nacional de Canábis Medicinal

Já estão abertas as inscrições para a Conferência Nacional de Canábis Medicinal

Está marcada para o dia 25 de março, no auditório da Unidade Central da Faculdade de Medicina de Coimbra.

Realiza-se no próximo dia 25 de março a segunda edição da Conferência Nacional de Canábis Medicinal (CNCM). As inscrições para o encontro, marcado para o auditório da Unidade Central da Faculdade de Medicina de Coimbra, já estão abertas. O evento é organizado pelo Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Tal como sucedeu no ano passado, esta iniciativa tem como principal objetivo a discussão, análise e partilha de conhecimentos sobre esta temática, abordando, entre outros tópicos, legislação e regulamentação em Portugal, propriedades e usos terapêuticos dos canabinóides.

A Conferência Nacional de Canábis Medicinal é dirigida a médicos, futuros médicos, farmacêuticos e estudantes de ciências farmacêuticas.

Recorde-se que, em Portugal, a utilização de preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais está aprovada para várias indicações, nos casos em que se determine que os tratamentos convencionais não produzem os efeitos esperados, entre as quais, dor crónica (associada a doenças oncológicas ou ao sistema nervoso); espasticidade associada à esclerose múltipla ou a lesões da espinal medula; náuseas e vómitos (resultantes da quimioterapia, radioterapia e terapia combinada de HIV e medicação para a hepatite C) e estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes sujeitos a tratamentos oncológicos ou com SIDA.

Para saber mais informações, visite a página do Observatório Português de Canábis Medicinal.