Levantamento de medicação hospitalar em farmácias vai mesmo avançar em 2023

Levantamento de medicação hospitalar em farmácias vai mesmo avançar em 2023

Garantia foi dada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro. “Entrega de Medicamentos em Proximidade” deverá chegar abranger entre 150 e 200 mil pessoas.

A medida “Entrega de Medicamentos em Proximidade”, que permitirá o levantamento de medicação hospitalar em farmácias, vai mesmo arrancar já este ano. A garantia foi deixada esta quarta-feira, 1 de março, pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“Está previsto no Orçamento do Estado para 2023 criar um programa nacional, que funcionará com todos os hospitais públicos, em que será feita a entrega dos medicamentos em proximidade a todas as pessoas que recebem, mensalmente, medicamentos a partir dos hospitais públicos”, disse Manuel Pizarro durante numa visita às instalações de Faro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

De acordo com o ministro, a medida deverá abranger “entre 150 e 200 mil pessoas”, que todos os meses têm de se deslocar, “em alguns casos centenas de quilómetros”, para levantar a sua medicação, “normalmente para doenças oncológicas ou autoimunes”, que exigem acompanhamento no hospital e levantamento na farmácia hospitalar. “Não há nenhuma razão para que isso seja assim”, frisou o governante.

Através deste programa, a implementar com a colaboração das farmácias, os doentes vão poder optar entre deslocar-se ao hospital para receber a medicação ou, “sempre que o desejarem e desde que o seu médico considere que isso é seguro”, levantá-la numa farmácia junto à sua residência.