Linha SNS 24 já atendeu mais de dois milhões de chamadas em 2024
É a principal porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde, desempenhando um papel fundamental na triagem e encaminhamento dos utentes para os cuidados de saúde mais adequados.
A Linha SNS 24 alcançou a marca de dois milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.
A referenciação para cuidados de saúde primários ou para autocuidados, com chamadas de seguimento pela Linha SNS 24, permite reduzir as deslocações desnecessárias aos serviços de urgência e, deste modo, aliviar a pressão sobre estes serviços e permitir que os profissionais se concentrem sobre situações que exigem cuidados agudos diferenciados.
Entre os projetos que têm impulsionado o sucesso da Linha SNS 24 destaca-se o “Ligue Antes, Salve Vidas”, um projeto-piloto lançado em maio de 2023. Este programa visa incentivar os cidadãos a contactar a Linha SNS 24 antes de se dirigirem a um serviço de urgência hospitalar. Atualmente, está implementado nas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Entre Douro e Vouga, e Gaia/Espinho, tendo já resultado no agendamento de mais de 74 mil consultas nas unidades de Cuidados de Saúde Primários dessas ULS.
Com sete anos de existência, celebrados no passado mês de julho, a Linha SNS 24 tornou-se a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde, desempenhando um papel fundamental na triagem e encaminhamento dos utentes para os cuidados de saúde mais adequados, além do suporte informativo e psicológico, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.