Linha SNS 24 ultrapassa 5,7 milhões de chamadas em 2025
Registo representa um crescimento de cerca de 65% face a 2024, sendo que, no mesmo período, foram ainda agendadas mais de um milhão de consultas nos Cuidados de Saúde Primários, uma média de cerca de três mil consultas por dia.

Este aumento significativo da procura resulta, de acordo com o site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em grande parte, “do alargamento do projeto Ligue Antes, Salve Vidas, que já abrange 27 Unidades Locais de Saúde e cerca de 7,8 milhões de utentes”. No âmbito desta iniciativa, após triagem clínica e sempre que clinicamente adequado, os utentes são encaminhados para consultas presenciais nos cuidados de saúde primários, no próprio dia ou no dia seguinte, evitando deslocações desnecessárias aos serviços de urgência.
“O reforço do SNS 24 permite evitar idas desnecessárias às urgências e longas esperas por consulta.”
Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS
Para dar resposta ao crescimento da procura, o SNS 24 reforçou significativamente os seus recursos humanos, contando atualmente com uma bolsa de mais de 3.700 profissionais, face aos cerca de 2.500 em 2024 e 1.600 em 2023.
Apesar do reforço, mantêm-se picos de chamadas em determinados dias e horários, sobretudo após fins de semana e feriados. Ainda assim, a responsável destaca que “o SNS funciona 24 horas e nenhum utente fica por atender”.
Ao longo de 2025, foram lançados o novo Portal e a nova App SNS 24, que disponibilizam mais de 20 serviços digitais, oferecendo alternativas de acesso em períodos de maior pressão. Destaca-se também o arranque da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio – 1411, reforçando a resposta em saúde mental.
“A Teleconsulta Linha SNS 24 já foi utilizada por mais de 70 mil utentes, com cerca de 70% a aceitarem esta opção e mais de 80% das situações resolvidas sem necessidade de cuidados adicionais”. Foram igualmente realizadas “mais de 36 mil triagens digitais de sintomas respiratórios, muitas delas resolvidas com o apoio de um assistente de Inteligência Artificial”.
A rede de Balcões SNS 24 conta atualmente com cerca de 430 espaços de apoio presencial, garantindo inclusão no acesso aos serviços digitais. “O SNS 24 soube adaptar-se, reforçando a sua capacidade e diversificando serviços para aumentar a segurança e o conforto dos utentes”, conclui Sandra Cavaca.



