Madeira quer ser pioneira na preparação individualizada de medicação

Madeira quer ser pioneira na preparação individualizada de medicação

Governo da Madeira quer implementar o serviço de preparação individualizada de medicação para idosos, doentes crónicos e polimedicados em toda região autónoma.

“A Madeira pretende ser pioneira nesta forma de gestão do medicamento, estabelecendo uma ligação entre juntas de freguesia, autoridades de saúde e farmácias”, disse o chefe do executivo regional, Miguel Albuquerque, referindo que o sistema é eficaz e garante também a entrega da medicação ao domicílio.

Miguel Albuquerque falava em São Martinho, no Funchal, onde foi apresentado o projeto-piloto de preparação individualizada da medicação, uma iniciativa de junta de freguesia local, que investiu 20 mil euros.

O projeto envolve três farmácias e está orientado para preparar a medicação semanal de idosos, doentes crónicos e polimedicados com recurso a um robô, que organiza a caixa dos medicamentos de acordo com a prescrição médica.

“Vamos acelerar o processo no mês de outubro, no sentido de alargar ao restante concelho do Funchal e posteriormente a toda a região”, disse Miguel Albuquerque.