Marcha Nacional pela Saúde Cardiovascular: Caminhar Pela Vida
Marcha Nacional promovida pela APIC e GEFERC conscientiza sobre a saúde cardiovascular e destaca a importância da prevenção e reabilitação cardíaca.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e o Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (GEFERC) estão a promover uma marcha em várias cidades de Portugal no dia 30 de setembro. Sob o lema “Reabilitação para a Vida – Passo a Passo por um Coração Saudável”, esta iniciativa surge no contexto do Dia Mundial do Coração, que é celebrado em 29 de setembro, e tem como objetivo sensibilizar os pacientes cardíacos que participam em programas de reabilitação, bem como seus familiares e amigos, além de profissionais de saúde, para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.
“Com esta iniciativa, pretendemos reforçar a consciencialização sobre a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase no Enfarte Agudo do Miocárdio. Neste dia, também abordaremos o comportamento adequado da população em caso de sintomas sugestivos de Enfarte Agudo do Miocárdio, bem como a importância da Reabilitação Cardíaca após o Enfarte Agudo do Miocárdio”, afirma Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.
E acrescenta: “As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. É necessário continuar a sensibilizar a população para o facto de que a rotina tem um impacto direto na saúde. Caminhar diariamente cerca de 30 minutos ou participar em atividades recreativas são excelentes opções para manter o coração saudável.”
Segundo Luísa Bento, coordenadora do GEFERC da SPC, “o nosso objetivo a médio e longo prazo é promover e perpetuar a prática de exercício físico ao longo da vida, de modo a que os pacientes cardíacos o integrem na sua rotina. A Reabilitação Cardíaca é um programa com foco na prevenção cardiovascular, que inclui exercício físico supervisionado e monitorizado por profissionais de saúde, bem como uma componente educacional destinada a modificar todos os fatores de risco. Contribui, assim, para melhorar a qualidade de vida do paciente cardíaco. Além disso, é uma forma estruturada e multidisciplinar de prevenção de novos eventos, que visa recuperar a saúde do paciente tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, reduzindo o risco de mortalidade, especialmente de origem cardiovascular.”
A caminhada nacional “Reabilitação para a Vida – Passo a Passo por um Coração Saudável” é uma iniciativa conjunta da APIC e do GEFERC da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), e nela participarão todos os hospitais públicos que fazem parte da via verde coronária e têm programas de reabilitação cardíaca em curso.
Os participantes serão principalmente pacientes após um Enfarte Agudo do Miocárdio, no entanto, a iniciativa está aberta a todos os pacientes cardíacos que participam em programas de reabilitação.