Mostra coletiva de fotografia celebra 45 anos do SNS
A exposição “Cura” está patente até dia 5 de abril, na Galeria do Pavilhão 31, do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.

A P28 – Associação para o Desenvolvimento Criativo e Artístico anuncia “Cura”, exposição coletiva de fotografia em celebração dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Pela primeira vez em Portugal, apresenta-se uma grande exposição de fotografia dedicada à cura, no âmbito da comemoração dos 45 anos do SNS. A curadoria reflete sobre a importância do Estado Social, indispensável para garantir a equidade e justiça social, tanto no presente quanto para as futuras gerações.
A convite do Ministério de Saúde, a P28 reuniu 15 dos melhores artistas portugueses da atualidade para um exercício de reflexão, reconhecimento e celebração do direito fundamental no acesso universal e gratuito aos serviços de saúde. Os artistas convidados utilizam a fotografia como meio privilegiado de expressão, pretendendo despertar uma diversidade de perspetivas sobre o processo da cura.
As fotografias em exposição são uma diversa e completa imersão na ampla ideia de Cura. As obras debruçam-se sobre os grandes temas da saúde, do tempo ou da morte. De um retrato a preto e branco que é a imagem e a representação do luto, ao registo mais documental com foco em materiais comuns como seringas e cateteres, até ao enquadramento feito a lenços usados por motociclistas como amuletos da sorte e proteção contra acidentes.
A exposição coletiva de fotografia conta com a participação de António Júlio Duarte, Augusto Brázio, Catarina Botelho, Duarte Amaral Netto, Inês D’Orey, João Mota da Costa, João Paulo Serafim, José Maçãs de Carvalho, Luísa Ferreira, Luís Campos, Manuela Marques, Pedro Ventura, Rita Robalo, São Trindade e Valter Vinagre, uma seleção de autores que inclui valores incontornáveis do circuito artístico português. Todos juntos, por um objetivo comum: refletir a relevância do Serviço Nacional de Saúde.
“Os desafios enfrentados pelo SNS, incluindo restrições financeiras e a crónica demanda por serviços, não ofuscam a sua crucial importância nem a dedicação e o esforço dos profissionais de saúde em garantir cuidados de qualidade, independentemente da condição socioeconómica de cada indivíduo. Esta exposição é uma poderosa ferramenta de reflexão do valor do SNS em Portugal”, refere aP28 a propósito desta iniciativa.
A P28, com quase 25 anos de atuação, tem-se destacado pela promoção da arte contemporânea, especialmente no Hospital Júlio de Matos, onde mantém a única galeria de arte nacional com uma programação regular e contínua. Além de exposições como “Cura”, a P28 tem desenvolvido importantes projetos de arte pública e outras iniciativas culturais que envolvem a comunidade e artistas com experiência de doença mental.
A exposição “Cura” está aberta ao público e tem entrada gratuita.
Informações adicionais:
Até: 5 de abril de 2025
Exposição: “Cura” – Fotografia
Inauguração: 25 de fevereiro, 18h00
Onde: Galeria do Pavilhão 31, Hospital Júlio de Matos (Av. do Brasil, nº 53, Lisboa)