Nova campanha explica quando se deve ligar para o 112 ou para o SNS 24
“Quando ligar SNS 24 ou INEM?” foi criada pelo Ministério da Saúde para sensibilizar os cidadãos para o uso correto das linhas telefónicas de saúde e emergência.
O Ministério da Saúde lançou este domingo, 15 de janeiro, uma campanha de sensibilização para o uso correto das linhas telefónicas de saúde e emergência, com o objetivo de evitar que a má utilização destes meios comprometa os atendimentos urgentes.
Num comunicado conjunto, a Direção-Geral da Saúde (DGS), os Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde (SPMS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciaram o lançamento da Campanha “Quando ligar SNS 24 ou INEM?”.
“O uso desadequado destas linhas pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada”, alerta o comunicado.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e garantir que os utentes acedem ao organismo mais competente para tratar o seu caso, “a campanha compara problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver risco de vida, clarificando desta forma quando se deve utilizar o SNS 24 ou o INEM”, indicam.
Na mesma nota, os três organismos sublinham que em situações como “dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, ou outra situação não emergente”, o número contactado deverá ser o 808 24 24 24, que prestará “o aconselhamento adequado”.
Já em casos graves como um acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis, hemorragias abundantes ou incontroláveis, o utente deve ligar repara o 112 – Número Europeu de Emergência.
Recorde-se que, em 2022, o número de emergência 112 recebeu quase 300 chamadas por dia que não eram urgentes e que foram reencaminhadas para o SNS24, revelam os organismos, acrescentando ainda que estes números mostram um aumento face a 2021.
Também no ano passado, a Linha SNS 24 atendeu mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre, e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam mais de 1,5 milhões de chamadas, o número mais elevado desde que há registo, informa a nota da DGS, SPMS e INEM.
No entanto, “destas chamadas atendidas nos CODU do INEM, mais de 103.000 foram transferidas para o SNS 24, o que representa uma média de 280 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 10% face a 2021”.