Nova campanha Valormed alerta para impacto ambiental de embalagens e medicamentos fora de uso

Nova campanha Valormed alerta para impacto ambiental de embalagens e medicamentos fora de uso

“O planeta de amanhã é feito das escolhas de hoje” é o mote da campanha para 2023 da Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos.

“É urgente adotar medidas para alcançarmos um futuro mais sustentável”. É desta forma que a Valormed – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos lança o mote da sua mais recente campanha institucional, que alerta para o impacto ambiental provocado pelas embalagens e medicamentos fora de uso.

“O Planeta de Amanhã é Feito das Escolhas de Hoje” é o mote da campanha para 2023 da Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos e que já está na rua. Em comunicado, Luís Figueiredo, diretor-geral da Valormed refere que “esta campanha surge com o objetivo de alertar a sociedade para o erro que uma parte muito significativa dos portugueses comete relativamente às embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo, que é não depositar nos contentores da Valormed que se encontram disponíveis na quase totalidade das farmácias e já em muitas parafarmácias do país e as consequências que daí poderão advir para o ambiente”.

A nova campanha da Valormed vai passar em vários canais de comunicação, nomeadamente a televisão e as redes sociais, assim como em cartazes presentes nas ruas de um conjunto alargado de autarquias do País e nos transportes públicos. A partir de abril, “O Planeta de Amanhã é Feito das Escolhas de Hoje” vai ter visibilidade na Rádio Renascença, no âmbito da rúbrica “Faz Eco”, promovida pela Valormed.

No mesmo comunicado, a Valormed adianta ainda que a utilização crescente dos medicamentos “tem sido acompanhada de uma preocupante tendência de serem eliminados no lixo comum ou vazados nos esgotos domésticos”. Segundo os dados mais recentes da empresa, em 2022 foram recolhidas 1.300 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos recolhidas, um valor que representa um crescimento de 5% face a 2021.