Nova Parceria Transatlântica Destinada a Impulsionar a Inovação na Saúde Entre Portugal e EUA

Nova Parceria Transatlântica Destinada a Impulsionar a Inovação na Saúde Entre Portugal e EUA


Nova SBE, NOVA Medical School e Carnegie Mellon University unem-se para lançar um programa transatlântico de aceleração destinado a inovadores na área da saúde.

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e a NOVA Medical School estabeleceram uma parceria inovadora com a Carnegie Mellon University (CMU), no âmbito do Programa CMU Portugal, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O acordo foi assinado na NOVA Medical School, a 9 de abril de 2024, e tem como objetivo apoiar empreendedores, startups e pequenas empresas na área da saúde, ajudando-os a expandir as suas operações e a maximizar o potencial dos seus projetos.

Esta colaboração dá vida ao CMU Portugal Patient Innovation Accelerator, uma iniciativa que pretende promover soluções avançadas de saúde e estimular o empreendedorismo no setor. Incluído nesta parceria está o Patient Innovation Bootcamp, um programa de aceleração que apoia utentes e cuidadores informais na implementação e expansão de soluções inovadoras para enfrentar desafios de saúde próprios. A edição de 2024 deste bootcamp será realizada em colaboração com a CMU Portugal.

Após o bootcamp, as startups participantes avançarão para uma fase de aceleração adicional nos EUA, na Universidade de Carnegie Mellon, onde receberão suporte para desenvolver e expandir seus negócios. Este programa inclui uma série de atividades como workshops, mentorias, networking e apresentações para investidores, com um foco especial na aplicação de inteligência artificial.

Pedro Oliveira, Diretor da Nova SBE, expressou entusiasmo com esta parceria: “Estamos muito satisfeitos por colaborar com a Carnegie Mellon Portugal e pelo apoio que o Swartz Center for Entrepreneurship da CMU pode oferecer aos nossos alunos e empreendedores para desenvolverem suas inovações.

Helena Canhão, Diretora da NOVA Medical School, também destacou a importância desta colaboração: “Esta parceria permite capacitar e apoiar inovadores da área da saúde para desenvolverem suas soluções, combinando a excelência da CMU em tecnologia e inteligência artificial com a nossa experiência em gestão, ciência e saúde.

Inês Lynce, Co-Diretora do Programa CMU Portugal, comentou sobre a sinergia das iniciativas: “É um prazer ver estas vertentes do Programa juntarem-se para originar o CMU Portugal Patient Innovation Accelerator, um programa de aceleração na área da Saúde que será certamente mais uma iniciativa de sucesso.”

Este acordo marca um passo significativo no reforço das relações transatlânticas em inovação e empreendedorismo na saúde, prometendo impactar positivamente tanto os participantes quanto o setor mais amplo.