Novembro veste-se de branco pela prevenção do cancro do pulmão
GECP lança campanha digital com pneumologistas para promover hábitos saudáveis e deteção precoce com várias ações ao longo do mês.

O mês de novembro é, em todo o mundo, dedicado à sensibilização para o cancro do pulmão — e em Portugal, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) volta a mobilizar profissionais e cidadãos com a campanha digital “Em novembro vestimos branco: juntos pela prevenção do cancro do pulmão”.
Segundo a organização, esta iniciativa pretende “reforçar a consciencialização e a literacia em saúde respiratória, lembrando que o cancro do pulmão continua a ser uma das principais causas de morte por cancro em Portugal, responsável por 11 mortes por dia”.
Assim, e ao longo das próximas semanas, o GECP irá divulgar nas suas plataformas digitais vídeos com recomendações e dicas essenciais para reduzir o risco de cancro do pulmão. Estes conteúdos serão protagonizados pelos seguintes especialistas do Grupo, com várias abordagens:
*Dr.ª Ana Figueiredo, Presidente da Direção do GECP: “Não fumar e evitar o fumo passivo”;
*Dr.ª Marta Soares, Membro da Direção do GECP: “Realizar acompanhamento médico e ficar atento a sintomas”;
*Dr.ª Ana Barroso, Membro da Direção do GECP: “Manter hábitos de vida saudáveis”
*Dr.ª Daniela Madama, Membro da Comissão Científica do GECP: “Evitar exposição a substâncias nocivas e ambientes poluentes”
Numa altura em que a implementação dos projetos piloto de rastreio do cancro do pulmão está na ordem do dia, a organização defende que “esta campanha surge como um contributo importante para a promoção do conhecimento e da vigilância ativa da saúde respiratória”.
Para o GECP, “os projetos piloto de rastreio do cancro do pulmão são um passo essencial no combate ao cancro do pulmão”, uma vez que “detectar a doença numa fase inicial aumenta de forma significativa as hipóteses de cura e constitui um passo determinante no controlo do cancro do pulmão no país”.





