O verão acabou, o cancro cutâneo não

O verão acabou, o cancro cutâneo não

Artigo escrito por Carolina Mendes, Departamento de Inovação e Científico, LisbonPH


A época balnear deu lugar aos dias mais frios, mas o perigo dos raios solares não diminui com a temperatura. Na verdade, mesmo um dia nublado ou sol de inverno é uma temática preocupante para os Profissionais de Saúde, que vêem os casos de cancro da pele aumentar exponencialmente. De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, estimam-se cerca de 13000 novos casos desta patologia por ano.

Em Portugal, estima-se que os vários tipos de cancro cutâneo conduzem a mais de 400 mortes anuais, a maioria causada pelo melanoma, o tipo de cancro de pele mais grave e que contribui para cerca de 10% dos novos casos anuais. No entanto, quando este é detetado numa fase inicial, pode ter uma taxa de cura superior a 90%. Assim, é essencial que a prevenção e a sensibilização sejam constantes.

“Quando a nossa sombra está mais curta que nós, devemos ter mais cuidado com o sol?” e “O protetor solar impede totalmente o bronze?” foram algumas das questões feitas pela LisbonPH nas praias de Paço de Arcos, Santo Amaro e Praia da Torre, durante três sábados, no início do verão. A campanha “Sun Aware, Skin Care!”, com o apoio do projeto “Sombra para Todxs”, teve como missão sensibilizar a população para a necessidade de se proteger do sol de forma efi ciente e sobre aquele que é um dos cancros mais prevalentes em Portugal.

Ao longo dos três dias, passaram pelo stand cerca de 450 pessoas, que através de amostras de protetor solar da La Roche-Posay, jogos e questionários, foram sensibilizadas sobre os cuidados a ter com o sol, as patologias dermatológicas, o reforço da importância da fotoproteção diária e da deteção precoce do cancro cutâneo.


E para os mais céticos, que “só acreditam se estiver à vista”, também houve solução – uma câmera fotográfica inovadora, capaz de demonstrar os efeitos da radiação UV na pele protegida e não protegida, desenvolvida pela InovLabs.

Além da campanha presencial, foram publicados posts informativos que alcançaram mais de 11600 pessoas, sobre temáticas como o cancro hereditário, sinais de alerta e dicas para se proteger da melhor maneira, sem interromper o bronze.

Mas mais do que escrever artigos e fazer posts nas redes sociais, é importante ir para as ruas e mostrar às pessoas que o sol e a pele não são inimigos se tivermos os cuidados adequados.

Enquanto Júnior Empresa na área da Saúde, a LisbonPH trabalha diariamente para apoiar, educar e consciencializar a comunidade que nos rodeia, seja com iniciativas como esta ou dedicadas a outros temas da nossa geração, como a Corrida Solidária pela Saúde Mental, que foi realizada este ano.

Este papel estende-se às associações de jovens, escolas, farmácias e espaços de saúde, uma vez que também estes são fontes de informação e de sensibilização.

Sun Aware, Skin Care!