OF lança simulador de carreira para ajudar estudantes a escolher percurso profissional
Também foi apresentado um eBook digital sobre a profissão farmacêutica. Ação decorre em parceria com as dez instituições portuguesas que oferecem o curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.
Para assinalar a 1.ª fase de candidaturas ao Ensino Superior 2024-2025, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), em parceria com as dez instituições portuguesas que oferecem o curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, lançou dois recursos educacionais inovadores para estudantes: um eBook digital sobre a profissão farmacêutica e um Simulador Virtual de Carreira interativo.
De acordo com um comunicado divulgado pela OF no seu site, “estes materiais têm como objetivo aumentar o conhecimento dos estudantes sobre as diversas especializações que compõem a carreira farmacêutica, preparando-os para os desafios e oportunidades do setor”. Ambos os recursos estão disponíveis gratuitamente em: cienciasfarmaceuticas.pt
“Baseado no conceito criativo lançado no ano passado, que retrata o setor como altamente empregável e repleto de opções de carreira, o eBook apresenta uma abordagem visualmente envolvente, através da utilização de infografias. Estruturado em Mundos Profissionais (Clínico, Científico, Tecnológico, Industrial e Regulamentar), descreve em pormenor as saídas profissionais, bem como as competências e funções exigidas em cada área de especialização”, explica o mesmo comunicado.
Já o Simulador Virtual de Carreira inclui um quiz interativo que ajuda os estudantes a identificar o caminho profissional mais adequado aos seus interesses e preferências dentro das Ciências Farmacêuticas. Através de um questionário dinâmico de 25 afirmações, os utilizadores descobrem o mundo profissional que melhor se alinha com as suas aspirações, “auxiliando na tomada de decisões informadas sobre o futuro académico e profissional”.
Com o objetivo de reforçar a ideia de “um mundo de oportunidades”, foi criada uma cápsula com um design futurista, simbolizando o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Esta cápsula contém um núcleo que representa as diversas oportunidades de carreira disponíveis para os estudantes. Na comunicação, este núcleo desdobra-se em vários mundos, cada um ilustrando uma área de especialização distinta que o estudante pode optar por seguir.