Ordem dos Enfermeiros apoia a nova liderança do INEM

Ordem dos Enfermeiros apoia a nova liderança do INEM

A Ordem dos Enfermeiros (OE) manifestou o seu apoio à nomeação de Luís Cabral para a presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), apelando ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde para que o processo seja concluído com celeridade, no sentido de garantir a estabilidade da instituição.

Imagem actual: ordem_enfermeiros


O bastonário da OE, Luís Filipe Barreira, sublinhou que “a liderança de Luís Cabral é garantia de uma visão para o INEM que respeita as competências diferenciadas dos enfermeiros”, destacando o percurso profissional do nomeado e a sua experiência na área da emergência pré-hospitalar. Sob a sua liderança nos Açores, acrescentou, “foram alcançados resultados reconhecidos internacionalmente, com ganhos evidentes para o sistema e para os cidadãos”.

Entre as medidas implementadas nos Açores durante o seu mandato, conta-se a introdução da Triagem de Manchester no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e o alargamento da rede de Suporte Imediato de Vida, iniciativas que reforçaram o papel dos enfermeiros na resposta pré-hospitalar e que integram, atualmente, a proposta de Sistema Integrado de Emergência Médica apresentada no OE de 2024.

A Ordem dos Enfermeiros aproveitou também a ocasião para reconhecer o trabalho desenvolvido por Sérgio Janeiro, presidente cessante do INEM, elogiando a sua dedicação e o “sentido de serviço público” com que exerceu funções, bem como a “relação de diálogo e colaboração produtiva” mantida com a Ordem.

Em género de conclusão, a OE reafirma “total disponibilidade para colaborar com a nova liderança do INEM”, sublinhando que “a união de esforços é essencial para enfrentar os desafios da emergência médica e fortalecer um modelo de resposta mais eficiente, sustentado e centrado na qualidade dos cuidados prestados”.