Perto de 19 mil euros angariados para apoiar acesso ao medicamento
A 14.ª edição da campanha solidária Dê Troco a Quem Precisa, promovida pela Associação Dignitude, permitiu angariar 18 937,38 euros entre os dias 15 e 26 de dezembro, valor que irá assegurar o acesso a medicamentos a 114 pessoas em situação de carência económica, ao longo de um ano.

A iniciativa, desenvolvida em mais de 600 farmácias aderentes em todo o país, convidou os portugueses a doarem o troco das suas compras, possibilitando também a realização de donativos através de MB WAY ou transferência bancária. O montante angariado reverteu integralmente para o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que apoia famílias vulneráveis no acesso a terapêuticas essenciais.
Desde a sua criação, em 2016, o Programa abem: já apoiou mais de 43 milbeneficiários, tendo permitido a dispensa de mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos. Este apoio traduz-se numa melhoria significativa da condição de saúde, da qualidade de vida e do sentimento de inclusão social das pessoas apoiadas.
Os beneficiários do programa são cidadãos em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como IPSS, Cáritas, Misericórdias e autarquias, integradas numa rede colaborativa de âmbito nacional. O acesso aos medicamentos é feito através do Cartão abem:, que pode ser apresentado numa farmácia para levantar os medicamentos comparticipados prescritos, sem qualquer custo para o beneficiário.
A Associação Dignitude recorda que é possível continuar a apoiar o Programa abem: através de donativos por MB WAY (932 440 068), por transferência bancária ou tornando-se Amigo abem:, com contribuições regulares. Mais informações estão disponíveis em www.abem.pt.
No âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais, a Associação Dignitude emite recibos de donativo, devendo os doadores enviar o comprovativo da transferência, bem como o nome e o NIF, para geral@dignitude.org.




