Prémio ANADIAL-SPN atribui 10 mil euros ao melhor trabalho de investigação em doença renal crónica
Com um valor de 10 mil euros, o Prémio ANADIAL-SPN regressa em 2025 para premiar o melhor trabalho científico na área da doença renal crónica. As candidaturas estão abertas até 15 de setembro.

A quarta edição do Prémio ANADIAL-SPN, considerado o maior galardão nacional na área da Nefrologia, vai premiar com 10 mil euros o melhor trabalho de investigação científica na área da Doença Renal Crónica (DRC). A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) e tem como principal objetivo estimular a produção científica nesta área com forte impacto em saúde pública.
“Queremos contribuir para o aumento do conhecimento científico sobre a DRC em Portugal, uma patologia com elevada prevalência, especialmente em fases avançadas, mas ainda pouco estudada em termos clínicos e epidemiológicos”, afirma Paulo Dinis, presidente da ANADIAL.
O prémio reconhece trabalhos com enfoque na prevenção, diagnóstico, tratamento ou gestão clínica da doença renal crónica, e admite três tipos de submissão:
- Trabalhos já concluídos
- Projetos em fase inicial
- Análises interinas de estudos epidemiológicos em curso (desde que previstas no desenho do estudo)
A seleção será feita por um júri composto por sete elementos, com experiência reconhecida na área da nefrologia e investigação clínica. O vencedor será anunciado após o fecho das candidaturas, em setembro.
Uma doença silenciosa, com grande impacto
A Doença Renal Crónica é caracterizada por uma deterioração lenta e irreversível da função dos rins, com implicações severas para a saúde dos doentes. Nas fases avançadas, o organismo perde a capacidade de eliminar substâncias tóxicas do sangue, sendo necessária a realização de terapias de substituição da função renal, como hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.
A hipertensão arterial, a diabetes, as glomerulonefrites e doenças hereditárias estão entre as principais causas da doença. A aposta na investigação científica é, por isso, fundamental para melhorar os cuidados prestados, detetar precocemente a patologia e minimizar o impacto socioeconómico da sua progressão.
Candidaturas e regulamento
As candidaturas ao Prémio ANADIAL-SPN estão abertas até 15 de setembro de 2025.
Mais informações e o regulamento completo podem ser consultados em: www.anadial.pt