Primeira organização entre a SPAVC e a SPNI celebrada em congresso

Primeira organização entre a SPAVC e a SPNI celebrada em congresso

O evento inovador será realizado em Braga, de 28 a 30 de janeiro de 2026, reforçando a colaboração nacional na área das doenças cerebrovasculares.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: cerebrovascular


O 20.º Congresso Português do AVC vai decorrer no Espaço Vita, em Braga, numa edição marcada pela inovação: além de se estrear nesta cidade, o encontro será, pela primeira vez, organizado em conjunto pela Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e pela Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI).

Para a SPAVC, a escolha de Braga representa um passo estratégico. “Braga é das cidades portuguesas mais promissoras, razão pela qual resolvemos migrar o Congresso para cá”, afirma o Prof. Vítor Tedim Cruz, presidente da Direção. O responsável destaca ainda a importância da parceria com a SPNI, sublinhando que esta colaboração “permite ter uma voz mais nacional e capaz de mobilizar o país em torno da causa do AVC”.

Uma visão partilhada pelo Dr. Ângelo Carneiro, da Direção da SPNI, que reforça o impacto da união entre as duas sociedades. “Decidimos unir esforços para potenciar o alcance do evento e chegar a um público maior, aumentando o impacto direto na saúde dos portugueses, especialmente na área do AVC”, afirma o especialista em Neurorradiologia de Intervenção.

O programa do congresso arranca a 28 de janeiro com os tradicionais cursos pré-congresso, reconhecidos pela sua relevância para a atualização dos profissionais de saúde. Entre as formações destacam-se o Curso Básico de Trombectomia: Da punção à recanalização, o Curso TC na Hora H: O que não pode escapar, quando parar e o Curso Via Verde AVC – Hands On. “Estes cursos são essenciais para manter os médicos atualizados com as melhores práticas e tecnologias no tratamento do AVC, reforçando a excelência clínica e a segurança dos doentes”, sublinha o Presidente da SPAVC.

Assim, e ao longo dos três dias, o encontro reunirá palestrantes nacionais e internacionais de referência, distribuídos por várias mesas-redondas que abordarão temas centrais na prática clínica atual, como controvérsias na intervenção neurovascular em hemorragia intracraniana e aneurismas, inovação no tratamento do AVC isquémico, dilemas de diagnóstico e terapêutica no AVC agudo, novas perspectivas em prevenção primária, desafios na recuperação e intervenção cardíaca na prevenção secundária. Parte destas sessões surgem em colaboração com outras sociedades científicas, incluindo a APMGF, a SPMFR e a SPC.

A sessão de abertura contará com a participação do Prof. Yvo Roos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Amesterdão, que apresentará a conferência A Decade of Mechanical Thrombectomy for Ischemic Stroke: Lessons Learned and the Road Ahead, centrada nos avanços da trombectomia mecânica e nos desafios que moldarão o futuro da intervenção.

O congresso volta igualmente a destacar a investigação nacional através das sessões de comunicações orais e eposters, agendadas para 29 e 30 de janeiro. A submissão de resumos decorre até 11 de janeiro de 2026. A cerimónia de encerramento será conduzida pelo Prof. Vítor Tedim Cruz e pela Prof.ª Patrícia Canhão, com a habitual atribuição de prémios às melhores apresentações científicas. Serão distinguidas as melhores Comunicações Orais, o melhor Caso Clínico, os melhores e-posters, assim como os prémios MGF, Neurorradiologia, Multiprofissional, e ainda os prémios ESO Angels e EMS Angels. Será igualmente atribuída a Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral, cujos regulamentos estão disponíveis aqui.

O congresso volta igualmente a destacar a investigação nacional através das sessões de comunicações orais e eposters, agendadas para 29 e 30 de janeiro. A submissão de resumos decorre até 11 de janeiro de 2026. A cerimónia de encerramento será conduzida pelo Prof. Vítor Tedim Cruz e pela Prof.ª Patrícia Canhão, com a habitual atribuição de prémios às melhores apresentações científicas. Serão distinguidas as melhores Comunicações Orais, o melhor Caso Clínico, os melhores e-posters, assim como os prémios MGF, Neurorradiologia, Multiprofissional, e ainda os prémios ESO Angels e EMS Angels. Será igualmente atribuída a Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral, cujos regulamentos estão disponíveis no site da SPAVC.