Professora da FFUP distinguida internacionalmente por projetos de sustentabilidade e promoção da literacia na área cosmética
Isabel Martins de Almeida com participação destacada no Congresso Latino-Americano de Químicos Cosméticos (COLAMIQC 23).
Dois projetos inovadores na área cosmética, desenvolvidos por Isabel Martins de Almeida, docente do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foram recentemente distinguidos no Congresso Latino-Americano de Químicos Cosméticos (COLAMIQC 23). O anúncio foi feito no site da FFUP.
Na nota publicada, a Faculdade explica que o projeto vencedor do 1º prémio na categoria de apresentação em poster tem como título “A tríade de sustentabilidade do Quercus suber como fonte de ingredientes cosméticos: longevidade, regeneração e upcycling”.
O processamento industrial da cortiça origina subprodutos, como o pó de cortiça e a água de cozedura, cujas potencialidades estão agora a ser aproveitadas em aplicadas na área cosmética. Desta forma será possível criar estratégias para diminuir a pegada ecológica, aumentar os índices de sustentabilidade e promover o upcycling destes subprodutos com elevado potencial. O pó de cortiça, em particular, revelou propriedades relevantes para aplicação cosmética, nomeadamente em protetores solares, base compactas e produtos matificantes, para além de poder ser uma fonte promissora de ativos com potencial antioxidante e antienvelhecimento. Este projeto resulta de uma parceria com a indústria Dimas&Silva e contou também com a colaboração do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica, Laboratório de Microbiologia e Laboratório de Química Aplicada da FFUP.
Já o projeto “Promoção da literacia em cosmetologia na era digital – uma ferramenta educacional” foi distinguido com uma menção honrosa na categoria de comunicação oral.
Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da FFUP e lançado em 2017, o sítio web “Portal infoCosméticos” (PiC) surge da necessidade de esclarecer a população sobre mitos e dúvidas relativamente à segurança e eficácia dos produtos cosméticos, assim como da sua composição, face à abundância de informação disponibilizada na área cosmetológica. Desde o leu lançamento, o PiC já publicou 45 questões nas categorias regulamentação, segurança e eficácia, ingredientes e produtos cosméticos, cientificamente revistas por investigadores e académicos nacionais e internacionais, assim como pelo INFARMED, e registou mais de 170 mil visualizações de internautas nacionais e internacionais.
O PiC tem como missão promover a literacia em Saúde, no que diz respeito a ingredientes e produtos cosméticos, visando combater a desinformação e promoção de um uso mais seguro de produtos cosméticos, consolidando assim o papel informativo e orientador que a academia assume na sociedade. O PiC tem como parceiros a Faculdade de Letras e a Faculdade de Belas Artes da UP.
O COLAMIQC – Congresso Latino-Americano de Químicos Cosméticos é orientado para profissionais e estudantes da área da Tecnologia e Química dos produtos cosméticos e integra comunicações técnicas e científicas da indústria e da academia. As primeiras edições integraram apenas universidades da América Latina, no entanto, desde a terceira edição passou a integrar Espanha e Portugal por via dos laços históricos.
Realizado a cada dois anos, o COLAMIQC conta também com o apoio da Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos (IFSCC).