Projeto de Reabilitação para Mão com Artrite Vence Bolsa de Jovens Investigadores

Projeto de Reabilitação para Mão com Artrite Vence Bolsa de Jovens Investigadores

Eugénio Moita Gonçalves, vencedor da Bolsa em Dor 2023, destaca o papel crucial da reabilitação digital na artrite, promovendo qualidade de vida.

Eugénio Moita Gonçalves é o vencedor da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2023, concedida pela Fundação Grünenthal, com o projeto de investigação básica intitulado “Efetividade da Reabilitação Digital (SIMPLI.REHAB) na Mão com Artrite: Um Ensaio Clínico Randomizado”. Este trabalho foca-se na relevância da reabilitação para doenças osteoarticulares inflamatórias, que causam dor e inflamação nos tecidos osteoarticulares, frequentemente afetando as mãos e comprometendo as atividades diárias, impactando a qualidade de vida dos doentes.

Eugénio Moita Gonçalves, médico no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia-Espinho e investigador no Centro Académico Clínico – Egas Moniz Health Alliance, onde desenvolve o projeto premiado, destaca que doenças como a artrite reumatóide ou a artrite psoriática, se não forem controladas, podem resultar em deformidades ósseas nas mãos, tornando-se uma das principais causas de incapacidade funcional em Portugal. O estudo aborda programas de reabilitação ocupacional como elementos cruciais no controlo dessas deformidades ósseas, na melhoria das limitações funcionais existentes e na prevenção de agravamentos futuros.

A bolsa para jovens investigadores em dor, no valor de dez mil euros, é uma iniciativa da Fundação Grünenthal que visa incentivar a investigação em Portugal, apoiando jovens na realização de trabalhos de investigação relacionados com a temática da dor.

A entrega da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2023 ocorreu no dia 20 de outubro, no contexto do VIII Congresso ‘Integrar para Cuidar’, da APED, realizado na Faculdade de Medicina do Porto.

Sobre a Fundação Grünenthal:

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento. 

A Fundação desenvolve diversas iniciativas de apoio à investigação, formação e divulgação científica e social, com o intuito de sensibilizar sobre o impacto significativo do sofrimento e da deterioração da qualidade de vida dos doentes que sofrem de dor; e satisfazer as necessidades do sistema de saúde português, assim como dos seus profissionais, no âmbito da abordagem da dor.

Para mais informações consulte o website da Fundação Grünenthal em www.fundacaogrunenthal.pt