Remédios literários que curam as dores da alma

Remédios literários que curam as dores da alma

De 6 a 8 de março, no Quiosque Fauna & Flora,em Lisboa, a Pharmacia Poética, irá estar aberta para todas as patologias e aflições. A atriz e médica de serviço Luciana Ribeiro irá prescrever receitas poéticas que podem ser consumidas sem efeitos adversos e a qualquer hora do dia.

De 6 a 8 de março, no Quiosque Fauna & Flora, está aberta a Pharmacia PoéticaPequenos gestos no Espaço Público, a atriz e médica de serviço Luciana Ribeiro prescreve receitas poéticas de acordo com as patologias e aflições de cada um. Apenas irá existir comprimidos de poemacetamol que oferecem esperança e conforto e podem ser consumidos em silêncio ou em voz alta. As palavras também curam e para todas as dores da alma pode ser oferecido um remédio literário.

Partindo de um conceito original da poetisa galesa Deborah Alma, que remonta a 2011, a Pharmacia Poética ganha agora nova dimensão ao instalar-se no Quiosque em frente ao Teatro S. Luiz, em Lisboa, onde os pacientes têm à disposição uma variada gama de remédios poéticos sob a forma de livros classificados por emoção. A farmacêutica de serviço está disponível para aviar receitas e indicar prescrições para todas as maleitas, que podem ainda ser complementadas com café e bolos. O objetivo, esse, continua a ser, tal como no projeto original Emergency Poet de Deborah Alma, contrariar a ideia pré-concebida de que a poesia é difícil, obscura e elitista e, sobretudo, promover os seus efeitos terapêuticos na saúde mental, desconhecidos de muita gente.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá lugar para Consultas Poéticas, entre as 10h e as 13 horas, no Largo Trindade Coelho, e são abertas a todas as pessoas. Nestas consultas, sete atores prescrevem poesia a quem precise dela nas suas vidas. À semelhança de outros países, são feitas na e para a comunidade.

consultas poéticas

Os médicos de serviço são Cátia Nunes, Diogo Fernandes, Tobias Monteiro, Isabél Zuaa, Zia Soares e mais dois ‘especialistas’ internacionais, que aconselham jovens e adultos com um receituário feito de poemas que curam, confortam e abrem perspetivas para quem os ouve.

Fundadas por Emmanuel Demarcy-Mota, diretor do Théâtre de la Ville de Paris, e pelo dramaturgo Fabrice Melquiot, as Consultas Poéticas nasceram há cerca de dez anos e foram reinventadas por telefone durante o confinamento de março de 2020. Trata-se de um encontro de 20 minutos entre um ator e uma pessoa em torno da poesia.

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, todas as receitas prescritas nesta sessão são de poetas mulheres.

Fonte:EGEAC