Reposição de medicamentos para doenças respiratórias agudas está assegurada
Garantia é dada pela ANF, que refere que já estão a ser repostos os medicamentos mais utilizados para este tipo de infeções.
Ao longo das últimas semanas, os serviços de urgência registaram um aumento anormal do número de pacientes devido à ameaça da tripledemia, ou seja, o aumento da incidência de infeções provocadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), pela gripe e pela Covid-19. Uma situação que está também a colocar pressão sobre as farmácias, devido à escassez de medicamentos para o tratamento deste tipo de infeções respiratórias agudas.
No entanto, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) garante que já estão a ser repostos os medicamentos mais utilizados para as infeções respiratórias agudas. Em declarações à “Antena 1”, a presidente da ANF refere que o aumento da procura nas últimas semanas, depois de dois anos de pandemia, levou a uma rutura no armazenamento.
Contudo, Ema Paulino explica que a situação já está a ser corrigida, mesmo ao nível da produção.
Adiantando que a falta de medicamentos para tratar as infeções respiratórias tem sido mais evidente ao nível pediátrico, Ema Paulino recorda que, durante a pandemia, houve uma redução no fabrico dos medicamentos para as infeções respiratórias.