Serviços Farmacêuticos do Garcia de Orta distinguidos pela Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares

Serviços Farmacêuticos do Garcia de Orta distinguidos pela Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares

A distinção foi atribuída na mesma altura em que a unidade anunciou que recebeu, no início de janeiro, 79 médicos internos e farmacêuticos que integraram os serviços do hospital.

Começou bem 2023 para os Serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta, que foram distinguidos com vários prémios no Congresso da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares. ´

De acordo com uma publicação na página de Facebook da unidade hospitalar de Almada, entre os prémios destacam-se o melhor caso clínico e a melhor apresentação oral. Os Serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta mereceram ainda uma menção honrosa no prémio científico Prof. Dr. Aluísio Marques Leal.

Estas distinções chegam numa altura em que o Garcia de Orta anunciou a chegada de novos profissionais e de um incremento do número de camas disponíveis. Segundo o hospital, no início de janeiro integraram os serviços desta unidade 79 médicos internos e farmacêuticos.

Em comunicado, é explicado que os novos colaboradores, que foram acolhidos na Residência Farmacêutica, são 42 médicos internos de formação geral, 34 médicos internos de formação específica – em 25 especialidades distintas – e três profissionais.

“Acolher um novo colaborador é, acima de tudo, oferecer-lhe as melhores condições de integração para que se sinta, o mais rapidamente possível, um membro da equipa”, disse Teresa Machado Luciano, presidente do conselho de administração do HGO. A isto acrescentou estar convicta que estes novos profissionais vão também ajudar a “contribuir para tornar o HGO num hospital de excelência”.

Entretanto, o HGO recebeu as últimas tranches do processo de substituição das camas de internamento de uma dezena de serviços, 141 camas. Estas foram distribuídas pelo serviço de Cardiologia, 15, tendo sido colocadas três na Endocrinologia, a Enfermaria Piso 6 recebeu sete camas, a Gastroenterologia 17, a Infecciologia 14 camas, para a Medicina IV foram 26 camas, a Nefrologia nove, 47 camas para a Neurologia, a Unidade de Transplante recebeu uma cama e a Urologia duas camas.