Site da FFUL alvo de ciberataque de hackers russos

Site da FFUL alvo de ciberataque de hackers russos

Um grupo de ciberativistas russos lançou uma campanha de recrutamento para ciberataques a vários países ocidentais, alegadamente em resposta ao alinhamento pró-Ucrânia. Site da DGS também foi atacado.

O site da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) foi alvo de um ataque de hackers, que o deixou inoperacional. De acordo com o “Expresso”, o ataque ocorreu no sábado, 22 de abril, e foi obra de um ciberativistas russo.

Segundo o semanário, “no circuito de contra e ciberespionagem circularam indícios de que o grupo Killnet, que costuma ser apontado como um braço de operacional e propagandístico do governo russo no submundo digital, lançou um repto para um ciberataque de congestionamento de redes contra instituições médicas de vários países que têm alinhado com a posição ucraniana – entre eles Portugal”.

Além do site da FFUL, também a página de Internet da Direção-Geral de Saúde (DGS) foi alvo de um ataque semelhante. Apesar do ataque, o site da FFUL encontra-se já totalmente operacional.