Startups desafiadas a resolver problemas reais dos hospitais europeus

Startups desafiadas a resolver problemas reais dos hospitais europeus

Health Cluster Portugal lançou a iniciativa para aproximar inovação tecnológica das necessidades reais de cinco hospitais de referência na Europa.

Health Cluster Portugal promoveu Hospital Innovation Challenge com candidaturas abertas até ao mês passado.

O Health Cluster Portugal (HCP) lançou o Hospital Innovation Challenge, uma iniciativa que convida startups e PMEs portuguesas a responderem a desafios concretos identificados por hospitais europeus, com soluções tecnológicas que poderão moldar o futuro dos cuidados de saúde.

O desafio, integrado nos projetos TEF-Health e DigiHealthPT EDIH, e promovido em parceria com o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o EIT Health Innostars, visa acelerar a adoção de tecnologias emergentes — como a inteligência artificial (IA) e a robótica — no setor da saúde, ligando o ecossistema de inovação a problemas reais de base clínica e administrativa.

Participam na iniciativa cinco hospitais de referência europeus:

  • Unidade Local de Saúde de São João (Porto, Portugal)
  • Unidade Local de Saúde de Coimbra (Portugal)
  • Grenoble University Hospital (França)
  • CHU Rennes (França)
  • Martin University Hospital (Eslováquia)

Inovação com impacto clínico direto

Após uma primeira fase em que os hospitais apresentaram os seus desafios, as startups e PMEs podiam candidatar-se com os seus projeto inovadores, escolhendo um dos desafios apresentados e propondo uma solução tecnológica inovadora.

O processo não se limita à entrega de uma proposta. As empresas terão acesso direto a representantes hospitalares, permitindo afinar soluções de acordo com as reais necessidades clínicas ou administrativas, numa lógica de cocriação e de aproximação ao terreno.

As seis soluções mais promissoras serão selecionadas para apresentação na conferência internacional Innovating Health Together (IHT), que terá lugar nos dias 28 e 29 de outubro, no Super Bock Arena – Congress Center, no Porto.

“Queremos criar uma ponte entre quem desenvolve tecnologia e quem, nos hospitais, enfrenta diariamente os desafios da prestação de cuidados. Esta é uma oportunidade real de acelerar a inovação com impacto direto nos sistemas de saúde europeus”, sublinha a organização.