Vacinação contra a gripe alargada a maiores de 50 anos
Já a vacinação sazonal contra a covid-19 vai ser alargada, a partir desta segunda-feira, à população com mais de 18 anos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou o alargamento da indicação para a vacinação contra a gripe às pessoas a partir dos 50 anos. Até à data, a toma da vacina contra a gripe era aconselhada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Com esta decisão, a Direção-Geral da Saúde procura abranger um maior leque de população, nomeadamente a faixa etária entre os 50 e os 59 anos.
O processo de validação de elegibilidade das pessoas será o mesmo – idade e consulta do histórico vacinal (eBoletim) – e as primovacinações mantêm-se excluídas. O início da vacinação para as novas faixas etárias terá efeito a partir do próximo dia 15 de janeiro. Reforçamos que a população com idade superior, ou igual, a 60 anos, deverá continuar a ser prioritária no contexto da vacinação sazonal.
De acordo com a nota emitida pela DGS, “o alargamento da vacinação contra a gripe é realizado de acordo com as doses disponíveis, sendo priorizadas as pessoas com idade mais avançada”.
O processo de validação de elegibilidade dos utentes continua a estar assente na idade e consulta do histórico vacinal (eBoletim). As primovacinações mantêm-se excluídas.
Nas próximas semanas, será ponderado o alargamento a outros grupos etário, “atendendo à disponibilidade de vacinas, e desde que seja mantido o objetivo de conseguir a melhor cobertura vacinal na população elegível”, refere o comunicado da DGS.
Também a vacinação sazonal contra a covid-19 vai ser alargada, a partir desta segunda-feira, 15 de janeiro, à população com mais de 18 anos, sendo também nessa data que os mais de 50 anos podem ser vacinados contra a gripe, segundo a DGS.
A norma da DGS surge numa altura em que se regista uma atividade gripal intensa e um excesso de mortalidade semanal geral por todas as causas. A DGS indica também que o alargamento da vacinação sazonal gratuita está igualmente relacionado com a disponibilidade atual de vacinas.