Jornadas de Farmácia Comunitária 2025
A 31 de maio, a sede da Ordem dos Farmacêuticos recebe as Jornadas de Farmácia Comunitária 2025, um encontro que destaca a inovação, a inteligência artificial e o papel do farmacêutico na saúde e longevidade.

No próximo dia 31 de maio, a Sede da Ordem dos Farmacêuticos (OF) em Lisboa será palco das Jornadas de Farmácia Comunitária 2025, uma iniciativa do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária (CCEFC-OF) que promete reunir farmacêuticos e outros profissionais de saúde num dia inteiramente dedicado à atualização científica, à partilha de conhecimento e à valorização da profissão farmacêutica.
Sob um programa abrangente e atual, as jornadas vão abordar temáticas como o papel do farmacêutico no acompanhamento de doentes oncológicos, o impacto da inteligência artificial nos serviços farmacêuticos e as mais recentes descobertas científicas no campo do anti-aging e envelhecimento celular.
A sessão de abertura, marcada para as 9h00, contará com intervenções de Cidália Silva, Presidente do CCEFC-OF, e Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos. Segue-se um painel centrado na jornada do doente oncológico, com a participação de profissionais de instituições como o Hospital Lusíadas Lisboa, o IPO do Porto e a Associação EVITA.
A manhã prossegue com uma mesa-redonda dedicada à intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras, reunindo representantes de entidades como a IQVIA, Associação Nacional das Farmácias, Associação de Farmácias de Portugal, Plataforma Saúde em Diálogo e NOVA Medical School.
Durante a tarde, a reflexão estende-se ao impacto crescente da inteligência artificial nos serviços farmacêuticos e culmina com uma abordagem multidisciplinar sobre anti-aging, abordando tópicos que vão desde a biologia do envelhecimento celular até às estratégias nutricionais, hormonais e dermatológicas para promoção da longevidade e qualidade de vida.
O dia encerrará com a entrega do prémio para o melhor póster científico, uma oportunidade para destacar e valorizar a investigação desenvolvida por farmacêuticos e estudantes da área.
As Jornadas oferecem duas modalidades de participação – presencial, com almoço incluído, e online –, com preços diferenciados para farmacêuticos, outros profissionais de saúde, estudantes do MICF e membros estudantes da Ordem dos Farmacêuticos, que beneficiam de inscrição gratuita (sem almoço no caso presencial).


