Representante do Infarmed lidera comité europeu de práticas farmacêuticas
Eva Mendes, da Direção de Avaliação de Medicamentos (DAM) do Infarmed, eleita, por unanimidade, Presidente do Committee of Experts on Quality and Safety Standards in Pharmaceutical Practices and Pharmaceutical Care (CD-P-PH/PC), da Direção Europeia da Qualidade do Medicamento e Cuidados de Saúde (EDQM).

A nomeação reuniu o apoio dos 26 delegados presentes, refletindo um consenso alargado em torno da liderança da representante portuguesa para um mandato de dois anos.
O CD-P-PH/PC é um dos três comités de peritos que integram o Comité Europeu de Medicamentos e Cuidados Farmacêuticos (CD-P-PH), órgão que atua sob a égide do Conselho da Europa. O seu programa de trabalho centra-se na definição de padrões de qualidade e segurança nas práticas farmacêuticas e nos cuidados farmacêuticos, promovendo políticas e programas que reforcem competências, conhecimento, atitudes e valores neste domínio.
“É com muita satisfação que volto a presidir ao comité CD-P-PH/PC, continuando a dar o meu contributo no cumprimento das suas tarefas e objetivos e, sempre que possível, chamando a atenção para outras áreas de atividade que poderão contribuir, ainda mais, para a melhoria da saúde pública, do cuidado centrado no doente e da promoção do uso seguro e adequado de medicamentos na Europa.”
Eva Mendes, membro da Direção da DAM do Infarmed e presidente do CD-P-PH/PC
O objetivo último passa por contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde na Europa, com especial enfoque numa abordagem centrada no doente e na utilização segura e adequada dos medicamentos.
Esta não é a primeira vez que Eva Mendes assume funções de liderança no comité. A responsável do Infarmed já tinha exercido cargos de presidente e vice-presidente do CD-P-PH/PC, tendo presidido a reuniões e representado o comité em diversos fóruns e iniciativas internacionais.
A eleição agora concretizada reforça o reconhecimento internacional do contributo técnico do Infarmed e da sua participação ativa nos projetos europeus na área das práticas e dos cuidados farmacêuticos, consolidando o papel de Portugal na definição de políticas e standards no contexto europeu.




