OF quer estreitar relações e concertar posições com colegas de Espanha

OF quer estreitar relações e concertar posições com colegas de Espanha

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, e o presidente do Consejo General de Colegios Farmacéuticos (CGCOF) de Espanha, Jesús Aguilar, estiveram reunidos no dia 12 de abril, em Madrid.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, e o presidente do Consejo General de Colegios Farmacéuticos (CGCOF) de Espanha, Jesús Aguilar, estiveram reunidos no dia 12 de abril, em Madrid, antes da VI Jornada Profissional da Associación Española del Laboratrorio Clínico (AEFA), que decorreu no dia seguinte, com a participação do representante dos farmacêuticos portugueses.

O encontro decorreu na sede do CGCOF, em Madrid, e o bastonário esteve acompanhado pelo diretor nacional Rui Pinto, pelo secretário-geral da OF, Ricardo Santos, e pela secretária técnica das relações Internacionais, Marisa Moreira.

O presidente do CGCOF esteve acompanhado pela secretária-geral, Raquel Martinez, pelo diretor geral, Pedro Molina, pela diretora do Gabinete de Presidência, Raquel Pérez, pela diretora Internacional, Carolina Martinez-Berganza, e pelo diretor de Serviços Farmacêuticos, Antonio Blanes.

Os responsáveis do CGCOF apresentaram as principais atividades e desafios do Consejo e da atividade farmacêutica em Espanha, os desenvolvimentos regulamentares e das especialidades farmacêuticas.

Em consonância, os dirigentes da OF revelaram também os projetos e iniciativas prioritárias para a instituição que representa os farmacêuticos portugueses, alguns dos quais partilhados também na última edição da Farmácia Latina, que decorreu no Porto, no final de fevereiro.

As duas entidades trocaram também algumas impressões sobre a participação em fóruns internacionais, como o Grupo Farmacêutica da União Europeia (PGEU) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP).

Considerando as semelhanças nos setores farmacêuticos de Espanha e Portugal, as suas entidades assumiram o compromisso de estreitar a sua a relação, elaborando estratégias conjuntas e concertando posições em temas como o desenvolvimento de competências para farmacêuticos.