A minha carreira estagnou! E agora?
A importância de ao longo da carreira não nos acomodarmos!
A importância de ao longo da carreira não nos acomodarmos!
Ao longo dos meus anos como farmacêutica comunitária, apercebi-me de uma estagnação por parte dos colegas. Tenho a confessar que deveras muito das vezes tentador. Quem não gostaria de não se ter de preocupar com mais nada a não ser cumprir o horário de trabalho? Dirão alguns, isso é impensável! Impensável nos dias de hoje, impensável num futuro onde a competitividade de um mercado de trabalho exigente, mutável, onde a multidisciplinaridade é uma mais-valia.
O descontentamento recorrente de colegas que procuram os serviços de consultadoria pessoal, que procuram a mudança da sua rotina (que tanto prezavam) laboral, fica evidenciado pela falta de melhoria contínua nas suas competências ao longo dos anos.
Para tal, existem factos incontornáveis ao longo da sua carreira. Nomeadamente:
(1) Não ache que a rotina laboral será o ideal para toda a sua carreira;
(2) Procure sempre novos desafios (formações, workshops, atividades, entre outros) que o faça pensar, crescer e desenvolver as suas competências. Mesmo que ache que não lhe servirá para nada momentaneamente.
(3) Aumente a sua rede de contatos. Não fique fechado no seu círculo laboral, no seu círculo rotineiro.
(4) Aposte nas áreas que lhe dão prazer, mesmo que não seja algo (aparentemente) util à sua condição laboral presente. Um erro frequente é deixarmos que a nossa formação profissional fique totalmente dependente do que os outros precisam.
(5) Não tenha medo de arriscar!
Todo o sucesso requer esforço! A alguns mais, a outros menos. Mas nada que seja rotineiro nos trará plenitude.