Breast Cancer Academy: formação, partilha e ação em prol das doentes com cancro da mama
A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) reforça o seu compromisso com a capacitação das associações dedicadas às doentes e sobreviventes de cancro da mama, através da primeira edição da Breast Cancer Academy (BCA).

O programa, que decorreu entre março e outubro de 2025, termina com um workshop final no dia 23 de outubro, na sede da SPS, em Coimbra, reunindo onze associações de todo o país num encontro dedicado à partilha de experiências e à criação de sinergias, refere, em comunicado, a SPS.
A iniciativa surge com o propósito de fortalecer o papel das associações de doentes e promover a literacia em saúde como ferramenta de empoderamento. Ao longo de quatro sessões formativas, ministradas por especialistas da SPS, membros e voluntários das associações tiveram acesso a conteúdos centrados na comunicação com doentes, gestão de projetos e estratégias de impacto social.
“A BCA está pensada para dar resposta a uma necessidade à qual é imperativo atender: formar as pessoas voluntárias com a literacia adequada para comunicar com doentes com cancro da mama.”
Gabriela Sousa, presidente da SPS
O workshop de encerramento pretende consolidar esse trabalho, promovendo um espaço de diálogo sobre o papel das associações no cuidar e apoiar das mulheres com cancro da mama, e explorando formas de cooperação que ampliem o impacto coletivo.
O projeto, desenvolvido pela SPS com o apoio da Gilead Sciences, é já reconhecido pelas participantes como uma ferramenta essencial de valorização e crescimento. Olga Braz Pereira, voluntária do Movimento Vencer e Viver (LPCC), destaca “a oportunidade inestimável de formação num tema tão relevante, cuja aplicabilidade fortalece o empoderamento das voluntárias”. Também Mariana Coutinho, da Associação EVITA – Cancro Hereditário, considera a iniciativa “exemplar”, salientando o seu valor formativo e a sua consonância com a missão de promover literacia em saúde e representação informada dos doentes.
Com a BCA, a SPS consolida a sua aposta numa cultura de formação contínua, partilha e ação, essencial para transformar conhecimento em cuidado e fortalecer a rede de apoio às mulheres com cancro da mama.
Saiba mais em comunicacao@spsenologia.pt.
