Campanha Dê Troco a Quem Precisa apoia acesso ao medicamento

Campanha Dê Troco a Quem Precisa apoia acesso ao medicamento

Arranca hoje a 14.ª edição da campanha solidária Dê Troco a Quem Precisa, iniciativa que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: medicamentos-3


A ação convida todos os cidadãos a doar o troco das suas compras na farmácia ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, apoiando famílias em situação de vulnerabilidade no acesso a medicamentos essenciais.

Durante o período da campanha, os donativos podem ser feitos diretamente numa farmácia aderente ou através de MB WAY (932 440 068) e transferência bancária (IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7). As verbas angariadas revertem integralmente para ajudar quem, por dificuldades económicas, não consegue adquirir os medicamentos prescritos.

De acordo com o Índice de Saúde Sustentável da Nova IMS, um em cada dez portugueses não consegue comprar os medicamentos de que necessita por falta de recursos financeiros, reforçando a importância desta iniciativa solidária.

“O Programa abem: só é possível graças à solidariedade de todos. Queremos garantir que ninguém é privado dos medicamentos de que precisa, e esta campanha é fundamental para chegarmos a mais famílias.”
Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude

Desde 2016, o Programa abem: já apoiou mais de 43.300 beneficiários e permitiu a dispensa de mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos. Os beneficiários são cidadãos e famílias em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias.

Através do Cartão abem:, os beneficiários podem levantar gratuitamente os medicamentos comparticipados prescritos em qualquer farmácia aderente, sendo que a Associação Dignitude emite recibos de donativo ao abrigo do Estatuto de Benefícios Fiscais, mediante envio do comprovativo, nome e NIF para geral@dignitude.org.