Farmacêuticos vão ter formação específica sobre doenças raras
Foi estabelecido um protocolo entre a Ordem dos Farmacêuticos e União das Associações das Doenças Raras de Portugal para colaborar na capacitação dos farmacêuticos sobre este tipo de patologias.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal estabeleceram uma nova parceria, anunciou a OF na sua página. O objetivo é colaborar na capacitação dos farmacêuticos sobre doenças raras.
De acordo com a nota avançada pela OF, “as duas entidades vão criar um grupo de trabalho para avaliar prioridades de formação e de intervenção profissional, designadamente para definição de protocolos de referenciação médica ou para as respetivas associações de doentes”.
Segundo a informação disponibilizada, ao abrigo desta nova colaboração, a RD-Portugal vai procurar sensibilizar os farmacêuticos portugueses para as necessidades particulares dos cidadãos portadores de doenças raras, bem como para as atividades e missão da associação.
“As duas organizações vão desenvolver uma formação estruturada para aquisição de conhecimentos essenciais sobre como identificar e tratar várias doenças raras, apoiando os farmacêuticos na sua importante tarefa de educação da população e referenciação dos utentes”, especifica ainda a mesma nota.