Há 100 novos farmacêuticos especialistas em Portugal

Há 100 novos farmacêuticos especialistas em Portugal

Maioria dos novos títulos foram entregues a especialistas na área da Farmácia Hospitalar. Há agora mais de três mil farmacêuticos em exercício com uma ou mais especialidades atribuídas pela Ordem dos Farmacêuticos.

Foto: Ordem dos Farmacêuticos

Portugal tem 100 novos farmacêuticos especialistas. A cerimónia de entrega dos diplomas de especialistas deste decorreu em Lisboa, na presença do bastonário e dos presidentes e representantes dos Conselhos dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Farmacêuticos (OF).

Numa nota publicada no seu site, a OF revela que a grande maioria dos novos títulos de especialista foram atribuídos na área da Farmácia Hospitalar, que passou a contar com 65 novos farmacêuticos especialistas. Os restantes títulos foram para as áreas de Farmácia Comunitária (18), Análises Clínicas (14) e Assuntos Regulamentares (3).

De acordo com a OF, existem atualmente 3.144 farmacêuticos em exercício com uma ou mais especialidades atribuídas pela Ordem. “São profissionais com conhecimentos e qualificações diferenciadas, que podem, por isso, aceder também a funções diferenciadas nas respetivas áreas profissionais”, destaca aquela nota.

Na sua intervenção na cerimónia de entrega dos títulos, o bastonário da OF, Helder Mota Filipe, considerou que os novos especialistas “ultrapassaram com distinção uma etapa importantíssima no seu desenvolvimento profissional”. “Concluíram um percurso exigente, bastante trabalhoso, que requer uma dedicação suplementar, abdicando de outros momentos igualmente importantes, de lazer e convívio com amigos e família. É seguramente um investimento a médio e longo prazo, valorizado pelo mercado de trabalho, com responsabilidades adicionais e um grau de exigência superior, mas que tem seguramente um retorno e realização pessoal, profissional e até financeira”, sublinhou.

Para o bastonário, a sociedade espera destes profissionais “um serviço diferenciado, mas a OF conta também com a sua expertise no desenvolvimento da sua atividade, na regulação da profissão e na definição dos mais elevados padrões de qualidade e segurança nos serviços prestados pelos profissionais que representa”.