Já há data para a reabertura da renovada sede da Ordem dos Farmacêuticos
Para a sessão de inauguração está já confirmada a presença de Ana Paula Martins, ministra da Saúde, e de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Três anos após o início das obras, a Sede Nacional e da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), localizada na Rua da Sociedade Farmacêutica, reabrirá as suas portas no próximo dia 23 de setembro, anunciou a OF em comunicado.
No comunicado, a Ordem avança que a cerimónia oficial de inauguração, marcada para as 18h30, será transmitida online através dos canais digitais da Ordem e da SRSRA-OF, permitindo que todos os farmacêuticos do país acompanhem este momento especial. A OF adiantou ainda que, para a sessão de inauguração está já confirmada a presença de Ana Paula Martins, ministra da Saúde, e de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
“Por limitação de lugares, não será possível convidar todos os farmacêuticos a estarem presentes. Queremos, no entanto, que todos os farmacêuticos interessados conheçam a sua renovada Sede”, explica a OF. Por isso, a partir de 30 de setembro, todos os interessados poderão visitar as instalações, mediante agendamento que poderão efetuar desde já aqui. Independentemente deste agendamento, os farmacêuticos poderão dirigir-se normalmente à Sede para aceder aos serviços da instituição, no seu horário habitual e sem necessidade de marcação.
Com mais de 120 anos de história, a Sede da OF voltará, assim, a receber os farmacêuticos portugueses e a sociedade civil. A preservação da imagem original, com a ampliação “tipo mansarda” e integração de um novo edifício, confere à Sede uma imagem renovada, sóbria e contemporânea, consistente com as características morfológicas do tecido urbano onde se insere, adaptado às necessidades atuais e futuras da instituição. Além de preservar a identidade urbana do edifício, o projeto salvaguardou ainda vários elementos de valor arquitetónico, nomeadamente a escadaria de entrada, o Salão Nobre e a biblioteca.