Já há um medicamento totalmente descoberto e projetado por inteligência artificial
Empresa de biotecnologia Insilico Medicine conduz um dos primeiros ensaios clínicos de fase 2 deste medicamento para a fibrose pulmonar idiopática.
A Inteligência artificial (IA) chegou à pesquisa e desenvolvimento farmacêutico. Foi criado o primeiro medicamento totalmente com base nesta tecnologia e os testes em humanos vão começar em breve.
A Insilico Medicine, uma empresa de biotecnologia financiada pelo grupo chinês Fosun e pela Warburg Pincus, anunciou que iniciou um dos primeiros ensaios clínicos de fase 2 de um medicamento inteiramente descoberto e projetado por IA.
Trata-se do medicamento INS018_055, usado no tratamento da fibrose pulmonar idiopática, doença que reduz a capacidade do órgão de realizar trocas gasosas.
Tendo investido milhares de milhões de euros na criação de ferramentas de IA destinadas a revolucionar o desenvolvimento de medicamentos, a Insilico faz parte de uma corrida entre grandes farmacêuticas e investidores para explorar uma oportunidade de mercado criada pela IA.