Mais de 6 500 novos farmacêuticos reforçam a profissão em Portugal na última década
Ordem dos Farmacêuticos regista, em 2025, 685 novas inscrições, que representa o número mais elevado desde 2021, confirmando a trajetória de crescimento sustentado e renovação geracional da profissão farmacêutica em Portugal.

No que respeita àdistribuição regional, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas concentrou o maior número de novas inscrições, com 304 farmacêuticos, seguida da Secção Regional do Norte, com 224, e da Secção Regional do Centro, com 157 novos membros, anuncia-se no site da Ordem dos Farmacêuticos (OF).
A grande maioria dos farmacêuticos inscritos em 2025 concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF). Do total de novas inscrições, 652 correspondem a licenciados neste ciclo de estudos, sendo 560 provenientes de universidades públicas. Destacam-se a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, com 182 diplomados, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (160), a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (152), a Universidade do Algarve (39) e a Universidade da Beira Interior (27).
As instituições de ensino privadas contribuíram com 92 novos farmacêuticos, provenientes da Escola Superior de Saúde Egas Moniz (34), Universidade Fernando Pessoa (29), Universidade Lusófona (20) e CESPU (9).
As 33 inscrições restantes resultam de outros títulos equivalentes ao MICF anteriormente lecionados em Portugal, bem como do reconhecimento de qualificações obtidas no estrangeiro. Neste contexto, destaca-se a inscrição de 21 farmacêuticos com formação académica no Brasil.
Nos últimos 10 anos, a OF registou mais de 6 500 novas inscrições, contando atualmente com mais de 17 300 farmacêuticos inscritos. Estes números “refletem a solidez da profissão farmacêutica em Portugal e reforçam o compromisso da Ordem na valorização, regulação e desenvolvimento sustentado do setor”, sublinha a instituição.




