Na minha Farmácia posso fazer teste à Hepatite B e C

Na minha Farmácia posso fazer teste à Hepatite B e C

Farmácias agora oferecem testes de detecção de Hepatite B e C, promovendo o acesso rápido aos cuidados de saúde.

A hepatite (inflamação do fígado) constitui a quarta causa de morte em Portugal. As hepatites virais representam uma ameaça de saúde publica. Segundo um relatório da DGS, Portugal deve traçar uma estratégia para cumprir objetivos internacionais e reduzir a sua incidência em 90% e a mortalidade associada em 65%, de modo a eliminar as hepatites virais até 2030. 

Neste sentido e muito importante a monitorização e prevenção da doença.

Já se encontram disponíveis, em algumas farmácias testes de detecção precoce de hepatite. Cascais, foi a primeira localidade em Portugal a aplicar os testes rápidos de detecção da hepatite C e B nas farmácias comunitárias e nos laboratórios de patologia e analises clínicas, sendo que os profissionais das farmácias tiveram formação da Ordem dos Farmacêuticos para realizar os testes, fazer aconselhamento diferenciado e identificar fatores de risco.  

A inclusão dos testes de Hepatite B e C no portfólio de serviços oferecidos pelas farmácias é uma medida que busca levar a saúde mais perto da população e desburocratizar o acesso aos cuidados médicos. Além disso, essa ação pode ser um passo significativo para alcançar um maior número de pessoas que, por qualquer motivo, ainda não tenham realizado o exame para detecção dessas infecções.

A iniciativa tem o potencial de beneficiar especialmente as pessoas que não têm facilidade de acesso a clínicas e hospitais ou que, por receio ou falta de informação, ainda não tenham procurado a realização do teste. A oferta dos testes de Hepatite B e C nas farmácias pode encorajar a procura por exames preventivos e promover uma cultura de cuidado e atenção à saúde.

É fundamental destacar que, embora a realização do teste seja mais acessível agora, a interpretação dos resultados e o acompanhamento adequado dos casos positivos devem ser conduzidos por profissionais de saúde formados. Portanto, ao receber um resultado positivo, é essencial que o paciente procure orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento e as melhores opções disponíveis.

É muito importante reunir esforços para estabelecer estratégias para combater a hepatite a nível mundial.