OPP disponibiliza recursos para apoiar população afetada por tempestades e inundações

OPP disponibiliza recursos para apoiar população afetada por tempestades e inundações

Num gesto de solidariedade para com todas as pessoas afetadas pelas recentes tempestades e inundações que atingiram várias regiões do país, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) disponibiliza recursos destinados a apoiar a população na recuperação emocional.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: apoio_emocional


O objetivo desta ação é reforçar a resposta dos Municípios e das redes locais de apoio, o que levou a OPP a reunir materiais informativos, facilitando o acesso a informação clara e prática sobre como lidar com o impacto psicológico destas situações.

Entre os recursos disponíveis, que podem ser consultados aqui, encontram-se folhetos com recomendações gerais sobre como recuperar emocionalmente após eventos extremos, versões adaptadas para adultos mais velhos – grupo particularmente vulnerável em cenários de catástrofe – e ainda um documento com contactos de emergência. Estes materiais procuram orientar a população sobre reações emocionais expectáveis, estratégias de autorregulação e sinais de alerta que justificam a procura de ajuda especializada.

A OPP disponibiliza também um Guia Prático dedicado à recuperação emocional após tempestades e inundações
, bem como um documento explicativo sobre situações traumáticas, clarificando o que são, como podem manifestar-se e que estratégias podem ajudar na sua gestão. Ansiedade, perturbações do sono, irritabilidade, tristeza persistente ou sensação de insegurança são algumas das reações comuns após acontecimentos desta natureza.

A Ordem sublinha a importância de “ativar redes de apoio formais e informais, incentivando autarquias, instituições e cidadãos a partilharem estes recursos junto de quem mais precisa”. A informação pode desempenhar um papel decisivo na prevenção de problemas psicológicos mais graves e na promoção de resiliência individual e comunitária, algo que é fundamental para cuidar da saúde mental e uma parte essencial da resposta a situações de emergência.