Valvian Ambiciona Transformar Portugal em Hub de Biotecnologia de Excelência Global

Valvian Ambiciona Transformar Portugal em Hub de Biotecnologia de Excelência Global

Empreendimento pioneiro estabelece Portugal como um centro de excelência global em biotecnologia, liderado por inovações em IA para tratamento de cancros e doenças crónicas.

Numa jogada estratégica para posicionar Portugal como líder europeu em biotecnologia, foi lançada a Valvian, uma nova empresa pioneira no setor, liderada pelo empreendedor português Nuno Prego Ramos. Este anúncio foi feito durante a prestigiosa Grande Conferência de Investidores da Costa Este dos EUA, um evento organizado pela Johnson & Johnson Innovation em Nova Iorque.

A Valvian surge na sequência do sucesso de Nuno Prego Ramos em janeiro deste ano, quando liderou o maior negócio no campo das ciências da vida em Portugal, vendendo à BioNTech uma série de terapias inovadoras para o tratamento de cancros em tumores sólidos. Esta operação bem-sucedida proporcionou o capital necessário para o lançamento da Valvian, com investimentos iniciais alocados ao desenvolvimento de terapias em fase pré-clínica e de uma nova tecnologia destinada à descoberta de alvos terapêuticos.

Com a Valvian, estamos a dar o primeiro passo para transformar Portugal num centro de referência internacional em biotecnologia.

Nuno Prego Ramos, CEO e fundador da empresa

A Valvian tem como meta estabelecer novos padrões de inovação e eficácia no desenvolvimento de terapias para doenças crónicas e cancros sem cura conhecida, utilizando as potencialidades inéditas da inteligência artificial para mapear e compreender complexidades biológicas até agora inexploradas.

“A inteligência artificial não é apenas uma ferramenta, mas sim um catalisador fundamental que irá revolucionar a forma como abordamos as doenças mais desafiadoras da nossa era. Na Valvian, estamos a posicionar a IA no centro do nosso processo de investigação, prometendo avanços substanciais nos próximos anos,” complementa Ramos.

Além da pesquisa e desenvolvimento, a Valvian também se dedicará à produção e à translação clínica, estando aberta à colaboração com parceiros nacionais e internacionais. “Este é um momento decisivo para a biotecnologia em Portugal. Temos a ambição de ajudar a moldar o futuro da medicina e ser o motor de uma verdadeira revolução na ciência. Além disso, queremos ajudar a elevar o padrão de inovação, e a colocar o país no mapa como um centro de excelência em biotecnologia a nível global, e um polo de inovação e desenvolvimento na saúde,” destaca o líder da Valvian.

Com uma visão clara de se tornar líder em inovação biotecnológica em Portugal nos próximos dois a cinco anos, a Valvian pretende atrair talento e investimento internacional, reforçando a economia nacional e avançando nas ciências da vida, ajudando a posicionar o país como um polo global de inovação e desenvolvimento na saúde.