Abertas candidaturas às Bolsas de Doutoramento Nuno Grande
Iniciativa que visa apoiar projetos de investigação doutoral na área das Ciências Fundamentais em Saúde com forte ligação à prática clínica aceita candidaturas até 16 de janeiro de 2026.

As candidaturas estão abertas a cidadãos nacionais ou estrangeiros, licenciados ou mestres em Medicina, que colaborem no ensino médico em qualquer escola médica portuguesa e estejam inscritos num programa doutoral numa universidade em Portugal.
A edição de 2025 marca uma evolução significativa do programa. Até 2024, era atribuída apenas uma bolsa anual, no valor de 25 mil euros, destinada exclusivamente a estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. A partir deste ano, passam a ser atribuídas três bolsas, no mesmo valor individual, e a iniciativa alarga-se a todas as universidades portuguesas, pela primeira vez.
“Na edição de 2025 esperamos receber propostas que acompanhem a evolução da Medicina e respondam a desafios urgentes e emergentes, desde a saúde global e a Inteligência Artificial na prática clínica até à genética, medicina de precisão ou terapias biológicas.”
Henrique Cyrne Carvalho, presidente do júri
Criadas em 2022 pela família de Nuno Grande, em parceria com o ICBAS e a Fundação Bial, as Bolsas prestam homenagem ao médico, investigador e professor que fundou o Instituto e manteve uma ligação de mais de duas décadas à Fundação Bial. Desde a sua criação, as Bolsas de Doutoramento Nuno Grande têm distinguido projetos de elevada relevância científica, como os trabalhos premiados em 2024, de Leonardo Moço, na área da hemato-oncologia; em 2023, de João Moura, sobre encefalites; e em 2022, de Daniel Oliveira, dedicado ao lúpus.
Saiba mais aqui.



