APEF e a Importância dos Estágios para Estudantes

APEF e a Importância dos Estágios para Estudantes


Artigo de opinião de Inês Brás, Estudante de MIC da Universidade de Coimbra

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) é uma federação de associações de estudantes sem fins lucrativos. Atualmente é constituída por oito Associações/ Núcleos e representa os interesses de mais de quatro mil estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. 

Efetivamente, a sua atividade engloba diversas áreas de intervenção, entre as quais se destaca o Departamento de Estágios e Saídas Profissionais. Este visa elucidar os estudantes sobre as possíveis saídas profissionais do setor farmacêutico, bem como, estabelecer uma ponte entre os estudantes e as diferentes entidades. 

Indubitavelmente, o programa APEF em Estágio é um sucesso na formação dos futuros farmacêuticos. Este programa permite que os estudantes ponham em prática os conhecimentos teóricos, contactando antecipadamente com o mundo profissional. O objetivo passa por garantir que os estudantes adquirem novas ferramentas e aprofundam o seu know-how. 

Após a conclusão da formação académica, os jovens terão maior facilidade na seleção da área a desempenhar funções, sendo uma escolha mais informada e fundamentada. Além disso, a sua integração numa equipa de trabalho será menos tumultuosa.  

De um modo geral, os estágios extracurriculares funcionam como um complemento à formação académica, contribuindo para o desenvolvimento de jovens mais capacitados.