Atenção farmacêuticos: Governo abre 139 vagas em Hospitais

Atenção farmacêuticos: Governo abre 139 vagas em Hospitais

O segundo concurso de acesso à Residência Farmacêutica, programa de formação de farmacêuticos, vai contar com 139 vagas para especialização em farmácia hospitalar, análises clínicas e genética humana. As provas de ingresso arrancam em setembro.

O segundo concurso de acesso à Residência Farmacêutica, programa de formação de farmacêuticos, vai contar com 139 vagas para especialização em farmácia hospitalar, análises clínicas e genética humana. O despacho, publicado em Diário da República, revela que as provas de ingresso arrancam em setembro.

Segundo o despacho, assinado pelo ministro das Finanças, pela secretária de Estado da Administração Pública e pelo secretário de Estado da Saúde, o concurso contempla 98 vagas em farmácia hospitalar, 33 em análises clínicas e oito em genética humana. O programa terá início em janeiro do próximo ano e as provas de ingresso vão ter lugar a 28 de setembro. A formação ocorrerá sobretudo nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Com este segundo contingente, subirá para cerca de 280 o número de farmacêuticos a fazer a sua formação especializada no âmbito do programa de Residência Farmacêutica, que tem a duração de quatro anos e responde a um compromisso estabelecido pelo Governo com esta classe profissional, com o objetivo de valorizar a formação dos profissionais e qualificar os cuidados prestados à população”, refere o Ministério da Saúde num comunicado divulgado esta sexta-feira.

A última edição do concurso, no ano passado, teve mais de 300 candidatos, “o que reflete o interesse dos profissionais na aposta na formação e também no SNS”, detalha o comunicado.