Há mais de 5 mil farmacêuticos habilitados para administrar vacinas e medicamentos injetáveis

Há mais de 5 mil farmacêuticos habilitados para administrar vacinas e medicamentos injetáveis

Os números foram divulgados pela Ordem dos Farmacêuticos, que sublinha a importância desta valência para a saúde dos portugueses.

Desde 2007 que a lei prevê que os farmacêuticos podem administrar vacinas e medicamentos injetáveis, nas farmácias comunitárias. Atualmente, há já em Portugal mais de 5 mil farmacêuticos com esta competência, revela a Ordem dos Farmacêuticos (OF).

De acordo com uma nota divulgada esta segunda-feira, 9 de janeiro, no site da OF, contabiliza-se atualmente 5.456 farmacêuticos habilitados para a administração de vacinas e medicamentos injetáveis. Refere a mesma nota que a OF “está a sensibilizar os farmacêuticos comunitários e diretores técnicos de farmácias para verificarem nos registos da OF a validade da Competência Farmacêutica para Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis”.

A Ordem dos farmacêuticos recorda que “nos últimos anos, centenas de milhares de portugueses têm sido vacinados nas farmácias, em particular contra a gripe sazonal, através de um serviço de qualidade, em condições de segurança e com elevados níveis de satisfação”.

“A extensa e incomparável cobertura do território português pelas farmácias proporciona uma significativa melhoria da acessibilidade à vacinação, tendo permitido aumentar fortemente a taxa de cobertura vacinal da população, num importante contributo dos farmacêuticos comunitários em termos de Saúde Pública”, sublinha ainda a nota publicada no site da OF.

A OF lembra ainda que “prestação do serviço sem esta competência, ou se a mesma estiver caducada, constitui infração disciplinar e motivo de exclusão da cobertura por seguros de responsabilidade civil e profissional”.

“Verifique se tem os seus dados profissionais atualizados e se tem válida a sua Competência para Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis”, incentiva a OF, recordando que tal pode ser feito na Secretaria Online da OF.