Rui Santos Ivo eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração da EMA
O farmacêutico português, atual presidente do Infarmed, foi eleito vice-chair do Management Board da EMA. Inicia funções no novo cargo já este mês.
Rui Santos Ivo, atual presidente do Infarmed, foi recentemente eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Segundo o Infarmed, esta eleição é um reconhecimento da sua vasta experiência e liderança no campo da regulação de medicamentos, refletindo a confiança dos Estados-Membros da União Europeia na sua capacidade de contribuir para a Rede Europeia de Regulação do Medicamento.
Rui Santos Ivo tem sido uma figura central no desenvolvimento de políticas de saúde pública em Portugal, especialmente na avaliação de medicamentos e tecnologias de saúde. Desde julho de 2019, ocupa o cargo de Presidente do Infarmed e, desde 2009, é Professor Associado (Convidado) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, focando-se na Regulação de Medicamentos.
A nível europeu, já representava Portugal no Conselho de Administração da EMA desde 2016 e é o atual chair do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG) desde setembro de 2021.
Ao assumir este novo desafio, Rui Santos Ivo expressou a sua satisfação pela confiança dos seus colegas, destacando a importância da colaboração e cooperação na área da saúde.
“É uma honra assumir este novo desafio, especialmente num momento em que a colaboração e cooperação na área do medicamento, em particular, e da saúde em geral, é fundamental”, afirmou Rui Santos Ivo, salientando a necessidade de enfrentar desafios estratégicos, como a revisão da legislação farmacêutica e a implementação do Regulamento Europeu de Avaliação de Tecnologias de Saúde, para garantir uma regulação efetiva no acesso à inovação e à disponibilidade de medicamentos, sempre priorizando a segurança e as necessidades dos doentes.