Farmácias aceleram acesso a bombas de insulina para doentes com diabetes
Farmácias comunitárias dispensaram mais de 2.800 bombas de insulina automáticas a pessoas com diabetes tipo 1, entre janeiro e outubro de 2025, no âmbito do regime excecional de comparticipação destes dispositivos médicos.

Os dados, divulgados pelo INFARMED, aproximam-se da meta definida pelo Governo para a disponibilização de cerca de 3.000 bombas de insulina até ao final do ano, evidenciando o papel das farmácias na melhoria do acesso, da proximidade e da equidade nos cuidados de saúde.
A integração das farmácias comunitárias nesta estratégia do Serviço Nacional de Saúde revelou-se determinante para reforçar a acessibilidade aos dispositivos e aos respetivos consumíveis, assegurando um acesso seguro, em proximidade e de forma homogénea em todo o território nacional.
Já para Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, esta medida teve “impacto significativo na qualidade de vida destas pessoas e no controlo da diabetes”, ao mesmo tempo que valorizou o papel das farmácias no acompanhamento dos doentes.
Os resultados agora conhecidos confirmam a relevância das farmácias comunitárias no apoio continuado às pessoas com diabetes, não apenas na dispensa de medicamentos, mas também na disponibilização de dispositivos médicos essenciais para o controlo eficaz da doença.
Também a Direção-Geral da Saúde considera que a medida produziu resultados positivos, classificando a intervenção das farmácias comunitárias como um verdadeiro “sucesso”, salientando que a inclusão destes estabelecimentos no processo permitiu acelerar o acesso às bombas de insulina, com efeitos positivos no controlo da diabetes, na qualidade de vida dos doentes elegíveis e na promoção da equidade no acesso aos cuidados de saúde.




