Prémios Nunes Correa Verdades de Faria: candidaturas abertas

Prémios Nunes Correa Verdades de Faria: candidaturas abertas

Estão oficialmente abertas, até 15 de março, as candidaturas aos Prémios Nunes Correa Verdades de Faria, distinções atribuídas anualmente pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para reconhecer o mérito e o contributo na área da saúde e do apoio aos idosos.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: apoio_idosos


Criados em 1987, na sequência da vontade expressa em testamento pelo benemérito Enrique Mantero Belard, estes prémios distinguem pessoas de qualquer nacionalidade que, em Portugal, se tenham destacado pelo seu esforço, trabalho ou investigação numa das seguintes áreas:

  • O cuidado e carinho dispensado aos idosos desprotegidos;
  • O progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas;
  • O progresso do tratamento das doenças do coração.

Cada uma das três categorias tem um valor pecuniário de 12 500 euros, reforçando o reconhecimento público e institucional do trabalho desenvolvido nestes domínios de elevada relevância social e científica.

As candidaturas são avaliadas por um júri presidido por André Brandão de Almeida, Administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com o pelouro da Saúde.

O prazo para submissão de candidaturas decorre até 15 de março de 2026. O regulamento pode ser consultado aqui, onde estão igualmente disponíveis informações adicionais sobre o processo. Esclarecimentos podem ser solicitados através do email secretaria-geral@scml.pt.

Com quase quatro décadas de existência, os Prémios Nunes Correa Verdades de Faria continuam a afirmar-se como uma das distinções nacionais de referência na promoção do envelhecimento digno, da inovação médica aplicada à população idosa e do avanço no tratamento das doenças cardiovasculares.